Programa

 A Residência Multiprofissional em Saúde da Família (REMULTISF) é promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis e envolve diversos setores destas instituições. No âmbito da UFSC, estão envolvidos sete departamentos de ensino (Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Educação Física, Departamento de Saúde Pública e Serviço Social). No âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, o Programa está vinculado ao Setor de Educação em Saúde e envolve diferentes Unidades Básicas de Saúde.

A REMULTISF capacita profissionais qualificados para o desempenho de atividades no Sistema Único de Saúde (SUS). O processo de formação fundamenta-se na educação no trabalho para o alcance das competências técnica, política e ética da Estratégia de Saúde da Família. Está estruturado teórica e metodologicamente em acordo com diretrizes da Política de Educação Permanente em Saúde do Ministério da Saúde.

 Na proposta de Educação Permanente do Ministério da Saúde a mudança das estratégias de organização e do exercício da atenção à saúde pressupõe construção na prática concreta das equipes. A Residência Multiprofissional oportuniza uma aprendizagem em equipe inserida na realidade concreta dos serviços de saúde, cujo processo de trabalho pode ser potencialmente construído e reconstruído no cotidiano da Estratégia Saúde da Família, buscando articular o conhecimento interdisciplinar e a prática multiprofissional e intersetorial. Este esforço pedagógico certamente se configura num espaço importante para a construção e consolidação das políticas, dos saberes e práticas que constroem o SUS.

 O modelo pedagógico da REMULTISF compreende o aprender fazendo com base na educação permanente. Pressupõe o emprego de metodologias ativas de ensino aprendizagem, que busquem valorizar a relação dos educandos e educadores como uma relação de sujeitos construtores do processo, sendo a avaliação intimamente relacionada a estes pressupostos.

 No processo de construção da nova práxis, ao grupo de residentes é oportunizada a vivência de um conjunto de módulos interrelacionados em eixos de ação pedagógico-assistencial.

 As atividades educativas com uma carga horária de 5.760 horas serão integralizadas em dois eixos, um de Reflexão Teórica, referindo-se aos saberes e técnicas que dão suporte teórico-metodológico à prática da equipe de residentes, e outro Teórico-prático, envolvendo Educação no Trabalho e Produção Científica referindo-se aos processos pedagógicos vivenciados na prática de trabalho da Equipe de Saúde da Família nos Centros de Saúde e nos Núcleos de Apoio á Saúde da Família.

 Atualmente, o curso conta com 13 vagas anuais, distribuídas nas seis profissões integrantes do Programa: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Serviço Social.

 O custeio do Programa se dá por meio do Ministério da Educação (bolsas para os residentes), com contrapartida da UFSC (disponibilidade de corpo docente, espaço físico e material permanente) e da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (disponibilização de preceptores, espaço físico e condições de trabalho nos centros de saúde).